Wednesday, February 8, 2012

Bodega Ysios

                                                                     Fachada frontal da Bodega Ysios  

A cidade de La Guardia, na Espanha, fundada em 908, possui uma rica arquitetura histórica, com construções medievais bem conservadas. Porém, ela também é apreciada por outro motivo, pois trata-se de uma região famosa pelos seus excelentes vinhos.

Aos pés da Serra de Cantalabria, entre as localidades de Laguardia e El Villar, está a Bodega Ysios. Eleita em 2011 um dos 10 melhores destinos turísticos ligados a enocultura no mundo, pela revista Forbes, famosa pela suas listas, a edificação foi concebida em 1998 e é assinada pelo arquiteto Santiago Calatrava.

 
                                               Vista lateral da edificação com espelho d'água ao anoitecer.

Suas curvas se adeptam à paisagem montanhosa do lugar, inspiração do arquiteto para a forma do projeto. Além das montanhas outras inspirações foram taças e barris de vinho. A construção possui 15 mil metros quadrados e conta com duas piscinas e espelhos d'água ao seu redor.

A sua fachada sul é em madeira e a cobertura é de alumínio sobre estrutura de madeira, brilhando à luz do dia. Na entrada do edifício, além dos visitantes terem que passar por uma ponte acima de granito acima de um espelho d'água a cobertura também torna-se mais volumosa destacando-se das demais curvas. A fachada norte é em betão e as lateriais em alumínio canelado.

                                            Fotos de vários ângulos internos e externos da construção

Espero que tenham gostado. Até mais!

No comments:

Post a Comment